sábado, 27 de junho de 2015

ALGUEM!!! VAMOS SALVAR O RIO ACARAÚ...SUAS ORAÇÕES PODEM AJUDAR.!!!

Esta é a nascente do nosso Rio Acaraú, na Serra das Matas - Monsenhor Tabosa.
Nasci me criei ouvindo as pessoas dizerem que este é um rio Perene...Quer dizer: ' NUNCA SECA" Escorre água constante, porque sua  fonte jorra de dentro das pedras. É um fato que devemos ou que se deve a natureza.  (Deus!)Mas ultimamente tenho me preocupado com o desrespeito e a crueldade que o ser humano tem feito a essa fonte de vida..

Em Sobral no Estado do Ceará, ainda alguns milhões de litros de água escorre poluidamente para a desembocadura no mar. sem nenhuma, exceto para dar matar a sede dos animais soltos.
E as vezes me pergunto quando será que nossas autoridade vão valorizar esta fonte que ainda jorra com poucas gotas que saem das pedras? Está tão pouquinha!!!! Frágil, chorosa, como se pedisse socorro por sentir uma dor cruciante. A Morte tá chegando!!!
Infelizmente percebemos que até o presente momento nenhuma autoridade Estadual ou municipal apresenta planos ou projeto de revitalização do Rio Acaraú.  - o que poderíamos fazer para salvar o Rio Acaraú, Rio de água doce, que já foi famoso por abrir caminhos para desenvolver o meio comercial de nossa região, através do transporte por meio de canoas e pequenas embarcações?
        FONTE DE VIDA  - RIO ACARAU, EM TODA SUA MAGESTADE!!! - SAUDADES
Cheiroso nas noites enluaradas por exalar o aroma dos aguapés, pacovas, e oferecer a famosa frutinha azedinha chama Cipo-do-rio? quem não lembra das grandes plantas chamadas Marizeiras, carnaubeiras, pés de genipapo e pés de maracujás que davam em latadas   a seu tempo?
Ele agora exala uma mau cheiro, por estar poluido com aguas de esgotos, animasis mortos que são jogados, pela população ribeirinha, emtupindo com sofás inuteis, garrafas petis, pneus e seu leito foi tremendamente molestado por construções  que ao seu redor apossam-se de aguas podres.
Será que ainda podemoos salva-lo?

2 comentários:

  1. Eu Amo o meu Rio Acaraú, moro em Sobral, umas das cidades mais importantes do Estado, mas também uma das mais irresponsáveis quanto ao cuidado e preservação do nosso Rio. Este Ria faz parte de minha infância, na época quando não avançadas as obras civis e de "saneamento básico" se podia tomar banho no Rio. Tenho esta linda e vaga lembrança, apesar de ser "novo".

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela postagem, continue defendendo o nosso Rio!

    ResponderExcluir