terça-feira, 11 de setembro de 2012

REDUÇÃO DA CONTA DE LUZ EM 2013


Curtir ·  ·  · há 10 minutos · 


Tamanho de fonte  
 Atualizado em terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 13h04

Redução da conta de luz pode chegar até 20%

A conta dos consumidores residenciais poderá diminuir em até 16,2%; medidas começam a entrar em vigor em 2013
Para as grandes empresas, a redução chegará a 28% / Ruben GS/Stock.xchng/ Arquivo



Para os consumidores residenciais, a redução chegará a 16,2%, e para as grandes empresas será de 28%. As medidas começam a entrar em vigor em 2013.

A CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que serve para subsidiar as tarifas de energia dos consumidores de baixa renda e universalizar o atendimento por meio do Programa Luz Para Todos, ficará reduzida a 25% de seu preço atual
.

Para compensar as medidas, está previsto um aporte anual de R$ 3,3 bilhões pela União, com recursos do Tesouro Nacional. “[Essas mudanças nos encargos] representarão [a partir de 2013] o aumento do poder aquisitivo da população brasileira e a redução do custo da produção e distribuição de energia elétrica e [consequentemente] das contas de luz. É uma decisão que constitui uma das mais arrojadas iniciativas para desenvolvimento do Brasil”, anunciou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

As empresas do setor elétrico devem renovar suas concessões e terão de melhorar a qualidade dos serviços que prestam e se submeterem às remunerações calculadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para que isso seja possível, o governo cessará a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) – encargo pago por todos os consumidores brasileiros para financiar o uso de combustíveis para geração de energia termelétrica nos sistemas isolados, especialmente na Região Norte – e eliminará a RGR (Reserva Global de Reversão), encargo criado para indenizar os investidores por possíveis reversões de concessão do serviço de energia elétrica.

“O governo cessará a CCC dos sistemas isolados, mas serão mantidas finalidades, servindo de parâmetro para as perdas”, disse Lobão.

A previsão é que novas licitações sejam feitas para substituir as empresas que não tiverem interesse em permanecer no setor.


         ZÉ MAZENIR  X EDILSON SILVA
Os Amigos se encontram  depois de alguns anos afastados pelas circunstancias da vida.
Sanfoneiro Zé Mazenir e ex- guitarrista Edílson Silva, se encontram no mercado ´público de Sobral. Depois um bom abraço, os dois riem á vontade pela satisfação do reencontro.
Zé mazenir continua com sua famosa banda de Forró, enquanto Edilson Silva candidato a vereador, hoje é evangelico e pregador da palavra de Deus. 
Foi bom rever o companheiro Zé mazenir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário