domingo, 2 de setembro de 2012

CAMPANHA ARRECARDA ALIMENTOS EM SOBRAL



Sobral. Acontece, hoje, o lançamento oficial da campanha "Nossos Irmãos não Podem Mais Esperar", neste Município, no Beco do Cotovelo, das 8 às 12 horas. Desde ontem, a ação ocorre em diversas cidades do Estado. Tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e água potável para serem distribuídos para a população dos vários Municípios do Estado vitimados com a seca. Participam da iniciativa o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e Sindiônibus, em parceria com a Cruz Vermelha e com o apoio do Sistema Verdes Mares.


Hoje à noite, o evento fica por conta da atração cultural no Theatro São João, com o espetáculo "Esperando Comadre Joana", com a Companhia Livremente de Teatro, de Juazeiro do Norte FOTO: WELLINGTON MACEDO

Durante toda a manhã, estão ocorrendo atividades de avaliação nutricional, avaliação física, massoterapia, exposição monitorada sobre saúde bucal e tabagismo, orientações sobre alterações nutricionais causadas pelo uso do tabaco e sua abstinência, teste de glicemia, além de apresentações artísticas. Todas coordenadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Sobral. O Sesc conta com uma programação especial até o dia 28 de setembro, quando se encerra o programa.

Um dos coordenadores do projeto na cidade, Tony Newman, disse que são realizadas várias ações internas, como uma gincana com as sete turmas de pré-vestibular mantidas nos bairros da cidade. "Teremos várias ações, essa gincana é apenas uma delas, onde vencerá a turma que arrecadar mais alimentos", explica.

Palestras

Entre as atividades estão inclusa palestra para empresas parceiras, que serão realizadas no dia 6 de setembro. O responsável será o Instituto Carnaúba, que irá debater sobre pontos como o consumo consciente de água e será realizada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Haverá também um concurso de fotografia, cordel e repente, o Festival de Natação, das 18h até as 6 horas do dia seguinte, no Sesc Junco, e o Forró Solidário, com o Grupo da Terceira Idade.

Espetáculos

Hoje à noite, o evento fica por conta da atração cultural no Theatro São João, com o espetáculo "Esperando Comadre Joana", da Companhia Livremente de Teatro, de Juazeiro do Norte. A entrada são dois quilos de alimentos e iniciará às 19h30.

Durante a semana, acontecerá o Aldeia Sesc Vale do Acaraú, com atividades culturais e oficinas, todas abertas ao público e com contribuição de R$2,00. As entidades realizadoras possuem, ainda, postos para coletas de doações. Em Sobral, o interessado em ajudar pode deixar os alimentos e água no Sesc Centro ou no Senac.

Segundo o secretário de Cidadania e Segurança do Município, Jorge Trindade, o estado de emergência na cidade foi prorrogado por mais 90 dias, e a previsão é de que a situação piore.

"O inverno e período chuvoso já passaram, e hoje os reservatórios estão abaixo do que estavam em maio quando foi decretado o estado de emergência. Estamos entrando agora num período em que as temperaturas irão aumentar e isso contribuirá para baixar ainda mais o nível dos açudes, pois além do consumo humano, parte do líquido irá evaporar".

Carga

Segundo Jorge, o Açude Aires de Sousa, que abastece a região, tem recebido carga do Açude Taquara. "O nível da água só não está mais baixo devido às comportas do Taquara estarem abertas, deixando que caia água no Aires de Sousa".

Diz também que os procedimentos continuam. Estão sendo usados, atualmente, oito carros-pipa para o abastecimento de 126 localidades entre os dez distritos de Sobral. "São mais de 1300 famílias, todos moradores da zona rural", detalhou. O secretário atenta para as queimadas que começaram a ocorrer na região. Conforme ele, o Corpo de Bombeiros tem atendido mais uma queimada por dia, já totalizando cerca de 250 queimadas.

Valor
2 reais é o valor para o público contribuir para a campanha, durante a semana, no Aldeia Sesc Vale do Acaraú, com atividades culturais e oficinas

Mais Informações -
Sesc Sobral
Praça Dep. Fco. Monte, 902
Bairro: Centro
Telefone: (88) 3611.095
 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário