terça-feira, 2 de agosto de 2011

TORRE MAIS ALTA DO MUNDO TERÁ A MÃO DA FAMILIA BIN LADEN

A torre mais alta do globo vai ser erguida em Jeddah, Arábia Saudita, e deverá estar pronta em 2017, segundo noticia esta terça-feira o Wall Street Journal. À particularidade da dimensão do empreendimento, soma-se o facto do Bin Laden Group, dirigido pela família do ex-líder da Al Qaeda, estar envolvido nesta construção.
<p>O príncipe Al-Waleed bin Talal na apresentação da Kingdom Tower, esta terça-feira, em Riyadh</p>

O príncipe Al-Waleed bin Talal na apresentação da Kingdom Tower, esta terça-feira, em Riyadh

(Fahad Shadeed/ Reuters)

A companhia Kingdom Holding, sediada na Arábia Saudita, anunciou esta terça-feira que a sua associada Jeddah Economic fechou o negócio com o Bin Laden Group para construir uma torre de 1000 metros, um edifício que ultrapassa em 172 metros a Burj Khalifa, erigida no Dubai, considerada actualmente a torre mais alta do mundo. A construção vai custar cerca de 836 milhões de euros.

O site oficial da bolsa da Arábia Saudita adianta que a Kingdom Holding pretende estabelecer em Jeddah uma torre com hotel, serviço de apartamentos, condomínios de luxo e gabinetes, que ocuparão 500 mil metros quadrados. O nome do complexo turístico evoca a realeza e tem nome inglês: Kingdom Tower.

Esta terça-feira, em Riyadh, capital da Arábia Saudita, em conferência de imprensa, Al-Waleed afirmou que a decisão final foi precedida de quatro anos de discussões em torno da viabilidade económica do empreendimento. Mas agora, o príncipe diz que o projecto "irá garantir lucros sustentáveis aos accionistas da Kingdom Holding”, acrescentando que “todos estão satisfeitos com os potenciais retornos”.

As previsões do príncipe apontam para 63 meses de obras, que terão início em breve. A Kingdom Holding avança ainda que, segundo o acordo assinado com os accionistas, o Bin Laden Group terá 16,63 por cento de participação na Jeddah Economic durante o período em que estiver envolvido no projecto.

O príncipe da Arábia Saudita - que detém 95 por cento da Kingdom Holding - sublinha o sinal político deste projecto. "Construir esta torre em Jeddah envia uma mensagem financeira e económica que não deverá ser ignorada. Tem profundidade política (...) dizer ao mundo que nós, os sauditas, investimos no nosso país", afirmou Al-Waleed.

Fundado em 1931, o Bin Laden Group é um conglomerado empresarial que opera na indústria da construção, tendo sede em Jeddah, onde será edificado o monumento de mil metros. A multinacional está representada na maioria das cidades sauditas e noutras cidades como Londres, Cairo e Beirute.

A empresa da família de Osama bin Laden - o homem mais procurado do mundo após a queda das Torres Gémeas, em Nova Iorque, em 2001, capturado e executado em Maio deste ano, no Paquistão, no âmbito de uma operação norte-americana - distanciou-se nos anos 1990 do seu membro mais célebre.

O Bin Laden Group integra ainda um consórcio que está a trabalhar na construção da King Abdullah Economic City. Este projecto megalómano envolve ainda companhias da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

A Arábia Saudita - o maior exportador de petróleo do mundo - é considerada uma das economias mais prósperas do Médio Oriente.

EXTRAIDO DO GOOGLE NOTICIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário