quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA 100 ANOS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL

A Assembléia Legislativa realizou nesta quinta-feira (12/03) à noite, sessão solene em homenagem ao centenário das Assembléias de Deus no Brasil e 24 anos do pastorado do pastor cearense Sebastião Mendes Pereira. O deputado Francisco Caminha (PHS), que propôs a homenagem elogiou o trabalho e destacou que “a chegada da Assembléia de Deus modificou profundamente o perfil religioso e social do Brasil”.
Caminha fez um histórico da Assembléia de Deus e destacou a chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, a Belém do Pará, em 1910, de onde foram os pioneiros da doutrina pentecostal no Brasil. “Em décadas, a Assembléia de Deus, partindo de Belém, chegou às vilas e aldeias e aos grandes centros urbanos, como no Rio de Janeiro, em 1922”.
O deputado Jaziel Pereira (PMDB), que também solicitou a homenagem, parabenizou a igreja e lembrou que “a Assembléia de Deus foi um dos primeiros grupos pentecostais a chegar ao Brasil. Ao longo de um século, a Assembléia de Deus mostrou uma grande firmeza, participou da história do Brasil e hoje é uma das maiores igrejas do País, com 22 milhões de fiéis”, destacou Jaziel.
A Assembléia de Deus foi fundada no Brasil por intermédio dos missionários suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram a Belém (PA) em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. Eles pertenciam à Igreja Batista, nos Estados Unidos. Além do estado paraense, a Assembléia de Deus também se instalou no Amazonas, propagando-se para o Nordeste.
Durante o evento, foram homenageados com placas comemorativas os presidentes da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reverendo José Welington Bezerra da Costa; o presidente da Convenção Estadual dos Ministros da Assembléia de Deus no Ceará (Comeadec), pastor Sebastião Mendes Pereira; e os pastores José Wellington Costa Júnior, Osiris Teixeira Pessoa, Maurino Pinheiro do Nascimento e Nestor Henrique Mesquita.
Também participaram do evento o deputado Júlio César (PSDB), o vice-presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), Temóteo Ramos de Oliveira; o tesoureiro da entidade, Jonas Francisco de Paulo, o coronel Sérgio Pedrosa, da 10ª Região Militar; além de líderes religiosos de vários estados e outras autoridades.
CV.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário