sábado, 24 de abril de 2010

CIRO MAGOADO COM A DECISÃO DO PSB / PRESIDENTE DO PSDB AFIRMA QUE CIRO TEM MUITOS AMIGOS TUCANOS NO PSDB


atualizada às 11:32 24/04 - iG São Paulo
Em entrevista ao jornalista Breno Costa, publicadas na edição deste sábado, 24 de abril, da Folha de S.Paulo, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) repetiu afirmações feitas em entrevista concedida na noite de quinta-feira, 22, ao iG.
Veja as principais declarações de Ciro Gomes ao iG
Ciro repete ao SBT o que disse ao iG



Ciro, magoado com decisão do PSB

Costa o entrevistou após aparição ao vivo do político no telejornal SBT Brasil, quando o deputado já havia reafirmado algumas declarações polêmicas feitas ao iG. Voltou a fazê-lo na entrevista à Folha.

Antes ao iG a agora à Folha, Ciro reservou críticas ao PSB, que decidiu abandonar sua candidatura à presidência para apoiar Dilma Rousseff. Nas duas entrevistas, amparou as críticas recorrendo à palavra “nivel” e ao atual momento histórico. Segundo declarou ao iG, os líderes pessebistas “não estão no nível que a História impõe a eles”. À Folha afirmou: “Talvez o momento histórico colocou a encruzilhada complexa demais para o nível de experiência de alguns companheiros, mas são gente boa.”

O ponto mais polêmico da entrevista concedida ao iG, e repetido à Folha de São Paulo, foi a afirmação feita por Ciro de que o candidato tucano é mais preparado do que a candidata petista. Ao iG, Ciro havia declarado: “Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz.”

À Folha de São Paulo, Ciro confirmou a declaração: “O que eu digo a todo mundo que me pergunta é que a Dilma é uma pessoa muito melhor do que o Serra, mas infelizmente para nós outros, o Serra é mais preparado do que ela, mais legítimo do que ela.” No programa SBT Repórter, Ciro repetiu a afirmação. Segundo reportagem das jornalistas Vera Rosa e Tânia Monteiro, publicada na edição deste sábado de O Estado de S. Paulo, o elogio ao candidato tucano foi a declaração que mais incomodou o presidente Lula.

Como transferiu seu título de eleitor para São Paulo, Ciro tem diante de si duas alternativas dentro da política. Uma é torcer para que a executiva do PSB volte atrás e retome sua candidatura. Como brincou um político pessebista, antes disso nevará no Ceará. A outra é sair candidato a deputado federal e permanecer na Câmara dos Deputados. Fora isso, teria de se recoler temporariamente e voltar em dois anos, se considerar a possibilidade de voltar a ser prefeito, ou quatro, se quiser voar mais alto.

Perguntado sobre seu futuro, Ciro declarou ao iG: “Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa.” À Folha de São Paulo, Ciro afirmou: “Se eu não for candidato a presidente da República, eu vou me aquietar. Vou sair da política, não sei se definitivamente, mas pelo menos por um longo tempo.”

Mesmo reafirmando o que disse ao iG, o deputado Ciro Gomes declarou ao jornal que não havia concedido entrevista ao Portal iG. As declarações de Ciro publicadas no iG foram extraídas de uma conversa mantida na noite de quinta-feira, 22 de abril, em telefonema feito pela reportagem às 23h35 ao número celular de Brasilia de final 2727, de Ciro Gomes.

Como reza o bom jornalismo, foram publicadas apenas declarações do deputado. Várias afirmações feitas em reserva (off the record, no jargão jornalístico), não foram nem serão publicadas. O jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, resumiu o desmentido de Ciro ao SBT numa frase divertida publicada em seu twitter: “Se Ciro não deu a entrevista, então o repórter do iG é um gênio. Leu os pensamentos do Ciro.”

23/04 - 11:52 - Adriano Ceolin, iG Brasília

A oposição tentará se beneficiar da saída de Ciro Gomes (PSB) da disputa pela Presidência da República. Líderes do PSDB e do DEM comentaram nesta sexta-feira a entrevista do deputado cearense ao iG em que ele afirma que José Serra, candidato a presidente pelo PSDB, tem mais chance contra Dilma Rousseff (PT).

"TEM MUITOS AMIGOS TUCANOS " AFIRMA PRESIDENTE DO PSDB


O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), disse que “Ciro tem muitos amigos tucanos”. Lembrou que o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves conversam sempre com ele. “Eu também me dou bem com ele. Não vamos procurá-lo agora. Vamos esperar que ele defina seu destino”, disse.

"Lula pensa que é Deus"

Coordenador-geral da campanha de José Serra, Guerra avalia que Ciro, o PT e seus aliados foram atropelados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando este impôs o nome de Dilma como candidata à sua sucessão. “Ciro está certo ao dizer que Lula age como Deus. Para mim, Lula pensa que é Deus”, disse.

Segundo o presidente tucano, o PT e Lula “vão pagar um preço alto” por essa postura agressiva contra opositores e contra seus próprios aliados. “O Ciro percebeu o que já parece estar claro. Dilma não tem liderança para ser presidente da República. Ela depende totalmente da vontade de Lula”, afirmou.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), afirmou que já votou em Ciro e que tentará integrá-lo à oposição. “Ciro sabe que eu já votei nele. Apesar do temperamento, ele é uma pessoa sensata, com muita experiência política. Ciro tem sensibilidade para saber que Serra é mais preparado para ser o próximo presidente”, disse.

"Atropelaram o Ciro"

O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), considera difícil uma aproximação com Ciro neste momento, mas acha que a oposição poderá sair ganhando com o racha entre os aliados do PT. “Eles atropelaram o Ciro. Não podiam ter feito isso, porque a candidatura dele estava posta. Era difícil para ele recuar”, disse.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), afirmou que o racha provocado por Ciro tem ser resolvido pelo PSB. “Temos de entender o caso. Alianças se fazem também com divergência.”, disse. “ No entanto, o PSB é que tem de arrumar uma solução para o Ciro. É preciso agir com a cabeça e não com o fígado”, completou.

Ciro Gomes deixou o PSDB em 1996. Antes foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco (1992-1994) e governador do Ceará. Em 1998 e em 2002, ele disputou a presidência pelo PPS. Em seguida, ingressou no governo Lula como ministro da Integração Nacional. Migrou para o PSB depois que o PPS ingressou na oposição. Em 2006, disputou a Câmara dos Deputados pelo PSB.

CIRO GOMES MAGOADO COM A DECISÃO DO PSB
Fora da disputa, Ciro manda recados a Lula, Dilma e PMDB

As palavras duras empregadas na entrevista que concedeu ao iG, contudo, não vinham acompanhadas de um tom eufórico. Ciro estava sereno, mesmo quando declarou que “Lula está navegando na maionese”. Na conversa, assumiu pela primeira vez que sua candidatura à presidência da República chegou ao fim. Oficialmente, aguardará a decisão da executiva do partido, marcada para o dia 27 de abril, terça-feira da semana que vem. Mas o próprio teor das declarações que fez ao iG indica o grau de entrosamento entre candidato e legenda. Citando nominalmente o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, Ciro disse que os líderes pessebistas “não estão no nível que a História impõe a eles”.

Pela primeira vez, Ciro admitiu também que pode largar a política partidária neste ano. Ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso e ex-ministro de Lula, Ciro Gomes tem uma carreira política vitoriosa. Aos 53 anos, poderá se ver obrigado a fazer uma parada técnica e ficar de fora da política por dois anos se se dispuser a voltar na condição de prefeito, ou até quatro anos, se quiser voar mais alto. Terá então 57 anos, jovem para padrões políticos.

A parte mais forte da entrevista concedida ao iG foi reservada ao presidente Lula, a quem acusa pessoalmente de agir de maneira desmedida na tentativa de eleger a candidata Dilma: “Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz”.

Ciro Gomes afirma que Lula tem a popularidade que merece ter, pois seu governo tem realizações. “Mas ele não é Deus”. Ciro critica a decisão do Palácio do Planalto de interferir no debate interno do PSB e critica ainda o que classifica de subserviência partidária: “Tiraram de mim o direito de ser candidato. Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma.”

Na entrevista, Ciro Gomes diz que sua presença na eleição cumpriria uma missão. “Trata-se de uma missão estratégica, que não será desempenhada por mais ninguém”. Ciro afirma que não tinha ilusões eleitorais, mas via uma chance de ajudar num debate que, ao seu ver, é urgente. “Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita.” Segundo Ciro, a candidatura de Dilma Rousseff tem menos chance de enfrentar o problema do jeito que ele precisa ser enfrentado. “Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”.

Embora prometa acatar a decisão do partido de apoiar a candidata petista, até porque não restam alternativas, Ciro Gomes avisa que não se envolverá na campanha: “Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”. Ciro acredita que a eleição deste ano será marcada por baixarias, entre as quais inclui uma ação de grupos radicais abrigados no PT: “Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma m…”


AS PRINCIPAIS FRASES DE CIRO GOMES AO IG
23/04 - 10:22 - iG São Paulo


Em entrevista ao iG, o deputado Ciro Gomes assume pela primeira vez que não será candidato à presidência, manda recados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, e ao PMDB. Veja as principais declarações de Ciro Gomes ao iG.

Palavras mais usadas por Ciro em entrevista ao iG

“Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’"

Ciro sobre tentativa de Lula eleger Dilma

“Ele não é Deus"

Ciro sobre popularidade de Lula



"Tiraram de mim o direito de ser candidato. Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma"

Ciro assume pela 1ª vez que está fora da disputa presidencial



“Não me importava de ser um candidato com 2%, 5%, 10% das intenções de voto. Acho que minha presença nos debates e nos programas de televisão poderia provocar uma discussão no país, uma discussão sobre o futuro do Brasil.”

Ciro sobre ser candidato



“Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos.”

Ciro sobre José Serra, candidato do PSDB à presidência



“Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa"


Ciro sobre apoio a Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência



"Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita”


"Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”

Ciro sobre economia




"Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma m…”


Ciro sobre a campanha presidencial



Sempre fui acusado de ter trocado muito de partido. Minha vida partidária é uma tragédia mesmo”

Ciro sobre sua vida política

2 comentários:

  1. kkkkk Eu já tinha previsto isto...eles, lula e Dilma, fizeram de tudo pra descartar o Ciro, pensando que com ele (ciro) fora de jogada ficaria fácil pra DiLma... BESTEIRA!!!!! Vai ficar bém mais dificil...vejam só: A Dilma e o lula perdem,,,o Serra se ganhar, vai lascar todo mundo...coitados de nós...e agora? quem poderá nos salvar? - resposta; MARINA SILVAAAAAA!!!!

    ResponderExcluir