sexta-feira, 9 de outubro de 2009

JORNAL A FOLHA -EDIÇÃO Nº 113 -1ª QUINZENA DE OUTUBRO DE 2009

ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE DE SOBRAL - BENEDITA NEVES VIDAL
Nossa reportagem realizou uma entrevista com a Presidente do conselho Municipal de Saúde, Senhora Benedita Neves Vidal, que nos recebeu com carinho e falou-nos sobre as atuações no referido conselho.
JORNAL A FOLHA: - O que é Conselho Municipal de Saúde.
SENHORA BENEDITA; - O Conselho Municipal de Saúde de Sobral é uma instancia de controle social, criado ppela lei Municipal 053/30 de Dezembro de 1993 e emendado pela lei Nº326 de 01 de Dezembro de 2001, também assegurada pela lei Nº 8080 de 19 de Setembro de 1990, e pela lei Nº 8.142/90 de 28 de Dezembro de 1990.
JORNAL A FOLHA - Como funciona e qual a sua atuação?
SENHORA BENEDITA; -Sua atuação é de caráter permanente, deliberativo Normativo e Controlador das politicas e estrategicas com execução das ações e serviço do Sistema Unico de Saúde - SUS. Nossa composição é de 48 conselheiros, sendo, 24 titulare e 24 suplentes.
JORNAL A FOLHA - Como iniciou esse projeto?
SENHORA BENEDITA; - Iniciamos com projeto de capacitação para os conselheiros de saúde e formamos Conselhos locais, Implantamos o projeto de Educação Permanente, e deste projeto foi formado uma comissão para dar suporte e facilitar aos Conselheiros a fazer visitas nos serviços.Esta capacitação foi facilitada pela Escola Saúde da Familia Visconde de Saboia e pelo Secretário de Saúde do Municipio de Sobral Dr. Carlos Hilton que é nosso aliado, além de outros colaboradores valorosos que vem contribuindo muito para desempenharmos um trabalho de reativação e implantação dos conselhos locais.
JORNAL A FOLHA - Quais os direitos e principios SUS?
SENHORA BENEDITA; - O principio do Sistema Unico de Saúde (SUS) assegura que todo brasileiro tem direito ao atendimento as ações e serviços de saúde garantndo proteção tratamento e reabilitação da Saúde,independentemente de sexo,cor, religião, idade ou diferenças sociais, todos tem o mesmo direito em atendimento sem discriminação.
JORNAL A FOLHA - Fale sobre Conquistas.
SENHORA BENEDITA: - Nossas conquistas vem de uma forma em geral, como de uma mesa diretora que nos acolheu respeitando nossas idéias e propostas, defendendo nosso trabalho e acreditando juntos, dai somamos os nossos conhecimentos para o bom desenvolvimento e controle social. Agradeço muito por estas conquistas onde temos parceiros como secretário Dr. Carlos Hilton, um gestor competente, descentralizado e comprometido com as politicas publicas de saude do municipio.
Em 14 de julho nosso conselho recebeu uma séde propria com estrutura para funcionarmos com mais qualidade e desenvolvermos um trabalho sério nas instancias publicas de saude como sensibilizar os usuários do SUS a conhecer que ele é o maior patrimonio do povo brasileiro e assim partimos em defesa do Sistena Unico de Saude e controle social.
JORNAL A FOLHA - Obrigada pela entrevista e expomos espaço aberto para suas conciderações finais.
SENHORA BENEDITA: - Agradeço a você Edilson Silva, e a todos do Jornal A FOLHA, pela oportunidade de levarmos ao povo um pouco de nossas lutas e conquistas nos Conselhos de Saude, finalizando, repito que Nós não somos perfeito, mas o futuro depende do que fazemos, Porque o amor é capaz de superar os grandes desafios da vida transformando em sucesso.
Obrigado! Benedita Neves Vidal -
Presidente do Conselho Municipal de Saúde - contatos(88) 9297- 2672 - 9983 - 6314.
AVENIDA MARIA ALICE BARRETO.
Aos poucos a cidade de Sobral, não apaga da memória as tradicionais famílias. Pois os nomes que outrora faziam acontecer na políticas e situações públicas nesta cidade, hoje revive em escolas, ruas, avenidas e outros seguimentos públicos.
A Família Barreto ganha nome de Avenida em Sobral, desta feita o prefeito Leônidas Cristino Assinou sexta feira dia 02, a ordem de serviço para a construção da AVENIDA MARIA ALICE ALVES, ligando assim os bairros expectativa e junco. A obra conveniada entre a prefeitura e o Ministério das cidades tem o valor estimado em R$ 163.769,25, que deverá estar pronta em 180 dias epla empresa M.C. Premoldados. O evento contou a presença de empresários, políticos membros da família. O novo projeto transforma a rua em avenida, proporcionando melhoria no tráfego e valorização dos imóveis que margeiam o percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário