domingo, 30 de agosto de 2009

CONGRESSO DO PSB - CID GOMES ELEITO PRESIDENTE

Integrantes do partido começaram a fazer as inscrições para o congresso no começo da manhã de ontem (Foto: Kid Júnior)
Assumindo o comando do partido, Cid Gomes, pessoalmente, acertará as alianças para sua candidatura à reeleiçãoO governador Cid Ferreira Gomes foi eleito presidente do diretório regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) durante o congresso estadual da agremiação, realizado neste sábado, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, como havia sido acertado, anteriormente.O resultado dessa eleição elevou para sete o número de presidentes de partidos no Ceará no exercício de mandato eletivo. A expectativa é de que esse número aumente até o fim do ano com a eleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para a presidência regional do Partido dos Trabalhadores (PT).
O congresso estadual da agremiação teve início com as inscrições, a partir das 10 horas. No entanto, as discussões sobre as conjunturas políticas internacional, nacional e cearense, ocorreram somente na parte da tarde, a partir das 14 horas.
O evento teve como objetivo regulamentar o diretório estadual do PSB que, atualmente, ainda funcionava como comissão provisória e tinha como presidente o ex-vereador de Fortaleza e atual presidente da Companhia das Docas do Ceará, Sérgio Novais que ficou na presidência estadual por quatro anos, período que o grupo político de Ciro e Cid Gomes ingressou no partido. Sérgio, agora, preside o diretório da Capital.
O diretório estadual do PSB eleito ontem é composto por 40 integrantes incluindo os 10 membros da executiva estadual com o governador presidente.
Convidados Entre os representantes nacionais que foram chamados para participar do congresso estadual, o único que chegou com antecedência a Fortaleza foi o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, representando o governador de Pernambuco e presidente nacional da agremiação, Eduardo Campos. Alianças
A mudança na direção do PSB significa o controle definitivo do grupo político dos irmãos Ferreira Gomes (Ciro, Cid e Ivo) ao partido. Sendo presidente estadual do PSB, o próprio governador tratará das negociações em torno das articulações e dos apoios à sua candidatura para permanecer no Palácio Iracema em 2010, assim como as diretrizes para a construção de um palanque local à candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência da República.
O nome de Cid também favorece uma interlocução com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Ceará cearense. Os tucanos, especialmente a bancada da Assembléia Legislativa, se queixavam das declarações de Sérgio Novais, de que o PSB não tem o interesse de contar com o PSDB no palanque de reeleição do governador. Com a eleição de Luizianne Lins ultrapassa a 30% o índice de partidos dirigidos per detentores de mandato eletivo, tendo em vista que existem 26 partidos em atividade no Estado do Ceará.
Na página do TRE na Internet existem 27 partidos, mas na seção de documentação partidária consta que o Partido da Causa Operária (PCO) não tem diretório nem comissão provisória regional.Até o fim deste ano o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) farão convenções para eleger novos dirigentes. A tradição desses partidos é não eleger detentores de mandato para suas presidências.
Atualmente, os detentores de mandatos eletivos que presidem seus respectivos partidos políticos no Ceará são os deputados federais Eunício Oliveira (PMDB), José Linhares (PP) e José Arnon (PTB). Também comandam suas agremiações os deputados estaduais Francisco Caminha (PHS) e Gomes Farias (PSDC), além do governador Cid Gomes (PSB) e do vereador de Fortaleza José do Carmo Gondim (PSL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário